spot_img
InícioGeralRelatório de Qualidade do Ar da Grande Vitória

Relatório de Qualidade do Ar da Grande Vitória

-

Iema publica Relatório de Qualidade do Ar da Grande Vitória de 2023.

Por Karolina Gazoni
Foto: Divulgação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) disponibilizou em seu site o Relatório de Qualidade do Ar da Grande Vitória, com dados referentes ao Ano Base 2023. Esse documento atende às diretrizes estabelecidas pela Política Estadual de Qualidade do Ar, -‘Lei 12.059/2024’ e apresenta uma análise abrangente dos dados coletados tanto na Rede Automática quanto na Rede Manual de Monitoramento da Qualidade do Ar.
O relatório considera a série de dados coletados nas nove estações automáticas e nos 12 pontos de monitoramento de partículas sedimentáveis atualmente em operação na Grande Vitória. As informações são apresentadas com base nos poluentes regulamentados pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) número 506 /2024 e pelo Decreto Estadual 3.463-R/2013.
“Este ano, adiamos a publicação do relatório devido às novas diretrizes de qualidade do ar, publicadas na Lei Federal 14.850, de 02 de maio de 2024, e da vigência dos novos padrões pelo Conama no mês de julho de 2024. Assim, conseguimos apresentar informações atualizadas sobre o tema, já realizando a comparação dos resultados apresentados com os novos padrões legais”, explica o coordenador de Qualidade do Ar do Iema, Vinicius Rocha.
O Relatório Anual de Qualidade do Ar retrata a nova realidade do monitoramento na Grande Vitória, já que apresenta os primeiros resultados obtidos após as melhorias implementadas na Rede Automática de Qualidade do Ar entre 2022 e 2023. Essas melhorias incluem a ampliação de parâmetros monitorados, em especial a ampliação do monitoramento de MP10 e MP2,5, que passaram a ser medidos em todas as estações. Além disso, houve expansão do monitoramento de dados meteorológicos e a instalação de uma nova estação de monitoramento automática no bairro Praia do Canto, em Vitória.
Vinicius Rocha explica que os resultados detalhados no relatório mostram que, em 2023, a qualidade do ar da Grande Vitória foi classificada como “Boa” em 95% das medições realizadas durante o ano. “No entanto, o documento destaca que ainda existem desafios a serem enfrentados no monitoramento e controle da qualidade do ar”, reforça o coordenador.
O Relatório Anual de Qualidade do Ar da Grande Vitória – Ano base 2023 pode ser acessado no site do Iema, no link: /qualidadedoar/relatorios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você também pode gostar!

Marcelo Santos presta contas a lideranças e à comunidade do Caparaó em Irupi.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, esteve em Irupi, na noite do último dia 14, para mais uma edição do...

Neste sábado (16): Cerimonial Manguinhos revive o axé dos anos 90 e 2000 com Beto Kauê e Andréa Nery.

Beto Kauê, conhecido como o “Rei do Axé Capixaba", é uma das atrações do evento que vai movimentar Manguinhos neste sábado (16) Neste sábado (16), o...

Corrida Sesi Colatina conta com circuitos de 5 km e 10 km.

Etapa faz parte da retomada dos circuitos de corrida de rua promovidos pelo Sesi ES    A Corrida Sesi chega em Colatina no dia 24 de agosto,...

Assembleia homenageia quem faz a diferença no meio ambiente.

A Assembleia Legislativa foi palco, hoje (12), de mais uma entrega da Comenda Augusto Ruschi, a mais importante honraria ambiental do Espírito Santo. A comenda...

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Confira também