InícioCidadePlano de Ação de Emergência da Usina de Aimorés segue com reuniões...

Plano de Ação de Emergência da Usina de Aimorés segue com reuniões estratégicas e testes preventivos.

-

Encontros periódicos fortalecem integração entre Aliança Energia e órgãos de proteção para garantir resposta rápida e eficaz em eventuais situações de emergência

O Grupo de Trabalho (GT) do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Aimorés segue atuando de forma estratégica e contínua para garantir a segurança da operação da barragem e a proteção das comunidades do entorno. Com reuniões bimestrais, o grupo avalia e delibera sobre temas prioritários, promovendo ações preventivas e assegurando a eficiência do plano de resposta a emergências.

O GT é formado por representantes da Aliança Energia – responsável pela operação da usina – e das principais instituições de proteção: Defesa Civil, Polícia Militar, SEJUSP e Corpo de Bombeiros. A atuação conjunta reforça a integração entre os envolvidos, otimizando o planejamento, a mobilização e a comunicação em situações de risco.

Prevenção como prioridade

O Plano de Ação de Emergência (PAE), desenvolvido em conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens e as diretrizes da Defesa Civil, tem como foco a proteção da população em caso de eventuais intercorrências. O documento orienta ações, define responsabilidades e estabelece protocolos claros de resposta.

Para garantir sua efetividade, os municípios localizados a jusante da barragem já contam com sistemas de alerta e rotas de fuga mapeadas, além de campanhas informativas voltadas à população. “O GT delibera sobre atividades essenciais para o aprimoramento das estratégias de prevenção e resposta. Nosso objetivo é manter o sistema sempre pronto e a comunidade bem orientada”, destaca Adilison Melo, coordenador da Usina Hidrelétrica de Aimorés.

Testes mensais das sirenes seguem em andamento

Desde 2019, as estações remotas do sistema de alerta da Usina de Aimorés são testadas regularmente, com periodicidade mensal a partir de 2023, utilizando mensagem de voz e som musical, para certificar seu pleno funcionamento. Eventualmente ocorrem testes sonoros com acionamento das sirenes, fortalecendo a confiança da população no sistema e garantindo a efetividade sonora. Além disso, campanhas de comunicação promovidas pela Aliança Energia orientam os moradores sobre os protocolos de segurança e os procedimentos em caso de emergência.

Ações comunitárias

Durante as reuniões do GT, também são discutidos temas relativos às melhorias na gestão preventiva do PAE, como o início da utilização do Sistema Prox e a integração dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) em apoio às atividades do Grupo de Trabalho. Formados por moradores voluntários das áreas mais vulneráveis, os Nupdecs desempenham um papel fundamental na disseminação de informações e na preparação da comunidade para situações de risco. 

Segundo o sargento Marildo Venâncio, coordenador da Defesa Civil de Aimorés, o PAE é de extrema importância, pois envolve diversos órgãos de defesa social e profissionais que estão em constante capacitação para o enfrentamento de emergências, com o objetivo de agir preventivamente e reduzir riscos e danos. “A expectativa que tenho é de que possamos, de forma preventiva, evitar totalmente os danos em caso de ocorrência”, afirma Marildo Venâncio, que ingressou no Grupo de trabalho em janeiro.

Sobre a Usina de Aimorés

Inaugurada em 05 de maio de 2006, a Usina Hidrelétrica de Aimorés está localizada na Bacia do Rio Doce e abrange os municípios de Baixo Guandu (ES), Aimorés, Itueta e Resplendor (MG). Com capacidade instalada de 330 megawatts (MW), a usina pode gerar energia suficiente para abastecer uma cidade com um milhão de habitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você também pode gostar!

Shopping Vila Velha anuncia chegada da primeira unidade da Soneda Daiso ao Espírito Santo.

Parceria inédita marca a estreia da marca de beauty care fora de São Paulo e traz ao Espírito Santo uma loja híbrida em conjunto com...

Caranguejo do Assis comemora o Dia da Moqueca Capixaba com preço especial.

O prato mais icônico da culinária capixaba ganha destaque no Bar e Restaurante Caranguejo do Assis, em Itaparica, Vila Velha. No dia 30 de setembro,...

Edital do concurso da Assembleia sai segunda-feira (29).

As provas para os três cargos devem ser aplicadas no mês de novembro Por Gabriela Knoblauch, com edição de Nicolle Expósito 24/09/2025 - 16h03 | Atualizado há 3...

MPT na Escola 2025 realiza premiação de alunos da rede pública.

A cerimônia acontece nesta quinta, dia 2. O concurso cultural envolveu 36.717 estudantes, 1.994 profissionais da educação e 291 escolas de 16 municípios capixabas É chegado o momento...

Confira também