
A cerimônia acontece nesta quinta, dia 2. O concurso cultural envolveu 36.717 estudantes, 1.994 profissionais da educação e 291 escolas de 16 municípios capixabas
É chegado o momento de conhecer os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025! O concurso cultural, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), em parceria com o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam), premia os alunos das escolas públicas de ensino fundamental que apresentam os melhores trabalhos dentro das temáticas: erradicação do trabalho infantil e incentivo à aprendizagem. A cerimônia de premiação acontecerá na nesta quinta-feira (2), às 13h, no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, localizado na Enseada do Suá, Vitória. O objetivo do concurso é combater o trabalho infantil por meio da educação e, assim, conscientizar crianças e adolescentes.
A iniciativa da premiação consiste em incentivar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil a partir do desenvolvimento de atividades durante as aulas, assim como reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos da rede pública de ensino. O MPT na Escola integra o programa “Resgate a Infância”, cujo objetivo combater e prevenir o trabalho infantil.
Recepção e prêmios
A premiação é uma grande festa para crianças e adolescentes. Já na recepção dos estudantes, haverá muito picolé, cachorro-quente, pipoca, algodão doce e sucos variados para a garotada. Cada aluno participante, receberá uma mochila com: camisa, material escolar e medalha de participação. Todos os trabalhos selecionados para a etapa regional do prêmio do MPT-ES estarão expostos para que o público conheça o talento dos alunos.
“Buscamos despertar nos alunos e alunas a reflexão de forma lúdica sobre os desafios do trabalho infantil e sua repercussão na vida adulta, contribuindo para a formação cidadã de crianças e adolescentes, conscientizando-os de que são titulares de direitos fundamentais, com prioridade absoluta”, destaca a procuradora do Trabalho e titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Thais Borges da Silva. Ela frisa ainda que o Projeto MPT na Escola tem o nobre objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre os direitos das crianças e adolescentes.
Este ano, a cerimônia de premiação do MPT na Escola terá a participação do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador. “A parceria Cesam-ES e MPT-ES, fortalece o trabalho e a qualidade das ações oferecendo à sociedade, através das escolas, maior aproximação com as temáticas de combate ao trabalho infantil e estímulo a aprendizagem profissional. O Cesam-ES, enquanto entidade qualificadora de aprendizagem, está em consonância com o projeto do MPT na luta pela erradicação do trabalho infantil e na implementação de políticas públicas em prol da criança e adolescente”, frisa a coordenadora Socioeducativa e Pastoral do Cesam-ES, Fernanda Aparecida Chisté de Andrade.
Municípios participantes
Nesta edição, o projeto foi implementado em 16 municípios capixabas, incluindo: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Ibatiba, Jaguaré, Linhares, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória. Ao todo, foram inscritas 291 escolas para participar da iniciativa, com o envolvimento de 36.717 alunos e 1.994 profissionais da educação. Durante o projeto, os estudantes desenvolveram atividades em sala de aula relacionadas aos direitos da criança e do adolescente, com o intuito de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, ressaltando a devida importância e visibilidade à temática.
“Esta é a primeira vez que Vila Pavão participa do projeto MPT na Escola. Vivemos momentos de muito aprendizado, reflexão e troca de valores, que foram importantes não apenas para nossos estudantes, mas para toda a comunidade escolar. Somos gratos ao MPT por abrir caminhos para que nossas crianças e adolescentes compreendam seus direitos, deveres e a força transformadora que a escola exerce em suas vidas”, afirma a coordenadora do MPT na Escola em Vila Pavão, Kelly Ramlow Molinário.
A coordenadora do MPT na Escola em Ibatiba, Eliana Araújo Antunes de Gouvêa, ressalta que o projeto tem sido de grande relevância para o município. “Nos faz pensar na importância e na valorização do ensino e da infância; no resgate do brincar, no ser criança e adolescente. Tudo isso implica o futuro de cada um dos estudantes, por isso, amamos participar da cerimônia. É um momento marcante, para nunca mais esquecer e guardar no coração”, frisou Eliana Araújo.
Concurso
A premiação será dividida em dois grupos, abrangendo alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental (grupo 1) e estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental (grupo 2). Cada grupo ficou encarregado de produções criativas sobre os temas: trabalho infantil e aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes, respectivamente.
Serão premiadas obras em quatro categorias por grupo: conto, poesia, música e desenho. No desenvolver das atividades, a produção e apresentação dos trabalhos foram de autoria exclusiva dos alunos, enquanto a participação dos educadores foi limitada às atividades de apoio, orientação e acompanhamento. O projeto consiste em três etapas: municipal, estadual e nacional.
Os trabalhos selecionados em primeiro lugar na etapa estadual serão inscritos pelo MPT-ES na etapa nacional do prêmio, na qual competirão com estudantes de todo o país nas mesmas categorias e grupos.
Resumo
Assunto: Convite Prêmio MPT na Escola 2025
Dia: 2/10/2025
Horário: 13h
Local: no auditório do no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, localizado na Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 1245 – Enseada do Suá, Vitória.