
Por: Priscila Contarini e Mike Figueiredo
Foto: Mateus Fonseca
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), assinou, na terça-feira, dia 29, no Palácio Anchieta, em Vitória, os contratos do 5º Edital do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf). O investimento é de R$ 8,5 milhões em projetos que visam fortalecer a agricultura familiar no Espírito Santo. Os recursos serão destinados a nove associações e cooperativas, beneficiando diretamente produtores rurais de diversas regiões do Estado.
Os projetos contemplados, no âmbito da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), englobam uma variedade de equipamentos e infraestrutura, como tratores, caminhões refrigerados, câmaras frigoríficas, implementos agrícolas, equipamentos de panificação, energia fotovoltaica, caixas plásticas, notebooks e balanças. O objetivo é modernizar a produção, facilitar a comercialização e aumentar a renda dos agricultores familiares.
“Numa época em que o Governo do ES não tinha dinheiro para investir em infraestrutura. Hoje, a atividade agrícola avançou, sendo um sinônimo de inovação e tecnologia. É importante destacar que o Funsaf está produzindo resultados positivos, ajudando a aumentar a renda em todo o ES”, afirmou.
Entre os projetos beneficiados, a Associação do Zumbi dos Palmares em São Mateus, contemplada com dois projetos: um trator agrícola com implementos (Faixa C) e equipamentos de panificação e energia fotovoltaica, -‘Faixa B, para mulheres’. Já a Associação de Produtores Rurais de Roda D’água em Cariacica, receberá um veículo refrigerado e uma câmara frigorífica para melhorar o armazenamento e transporte de produtos.
A Cooperativa Agroindustrial de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, será beneficiada com um caminhão leve para facilitar a logística de distribuição. No município, a cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Serrana do Espírito Santo receberá um caminhão leve para fortalecer as atividades.
“Com um investimento de R$ 8,5 milhões, o Governo do ES demonstra o compromisso, equipando com ferramentas modernas para aumentar a renda e a qualidade de vida. Essa iniciativa beneficia, fortalece a economia, garante segurança alimentar e promove o desenvolvimento sustentável do Estado. Seguimos com o compromisso de proporcionar aos trabalhadores rurais as ferramentas necessárias para impulsionar seus negócios, garantindo qualidade de vida e futuro promissor”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli. Estiveram presentes os deputados estaduais Julio da Fetaes, Bispo Alves e Allan Ferreira; além dos prefeitos de São Mateus, Daniel Santana, e de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke.
O investimento do Governo na agricultura familiar tem um impacto significativo no desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais. Ao fortalecer a produção e a comercialização, contribuem para segurança alimentar, geração de emprego e renda e para o desempenho sustentável das famílias rurais.
A modernização da produção e a melhoria da infraestrutura estimulam a geração de renda e emprego nas áreas rurais. A produção de alimentos de qualidade pelos agricultores familiares contribui para a segurança alimentar da população, incentivam a agrícultura sustentáveis, como a agroecologia, preservando o meio ambiente.