InícioGeralGandini garante Totem de Segurança com reconhecimento facial para Jardim Camburi.

Gandini garante Totem de Segurança com reconhecimento facial para Jardim Camburi.

-

Equipamento, que estará em funcionamento em breve na orla de Camburi, tem câmeras 360°, botão de emergência, sistema de reconhecimento facial e é fruto de articulação entre o deputado estadual e o governador

A segurança pública em Jardim Camburi, bairro mais populoso de Vitória, acaba de receber um importante reforço. Um Totem de Segurança com tecnologia de reconhecimento facial e conexão direta com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190) foi instalado na região, graças à articulação do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) junto ao governador Renato Casagrande (PSB).

O equipamento já está posicionado na orla, próximo ao Parque Atlântico, e entrará em operação nos próximos dias. A entrega faz parte da primeira etapa do projeto estadual que prevê a instalação de 40 totens de segurança em pontos estratégicos da Grande Vitória. Os equipamentos fazem parte do programa Estado Presente em Defesa da Vida e representam um avanço na modernização da segurança pública no Espírito Santo.

“Fiz esse pedido diretamente ao governador para atender uma demanda da comunidade, trazida pelo líder comunitário Juninho Barbarioli. A região sofre com furtos de motos e insegurança em áreas mal iluminadas, principalmente onde há grande circulação de famílias e crianças. Esse é o primeiro de outros equipamentos que pretendemos levar a Jardim Camburi”, destacou Gandini, que é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa.

A ideia é instalar, futuramente, outros totens nas praças Nilze Mendes e da Bocha. Juninho Barbarioli celebrou a conquista como uma vitória da comunidade: “Aqui temos muitos furtos, especialmente perto da praia. Esse totem é um grande passo para tornar Jardim Camburi mais seguro. Agradecemos ao deputado Gandini por abraçar essa causa com a gente.”

Com quatro metros de altura, o totem possui câmeras 360°, comunicador de emergência, giroflex, sistema de mensagens de áudio, além de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. A tecnologia, integrada ao Cerco Inteligente e ao Ciodes 190, permite monitoramento em tempo real, identificação de suspeitos e resposta imediata em situações de risco.

“O que queremos é dar mais segurança à população. Se o projeto funcionar bem, vamos expandir”, afirmou o governador Casagrande. “Os dados do sistema já estão integrados com as bases da nova carteira de identidade, da carteira de habilitação e do sistema carcerário, o que aumenta a eficácia do reconhecimento facial”, completou.

Além dos 40 totens, será implantada uma Central de Monitoramento no Ciodes para acompanhamento ininterrupto dos dispositivos e atendimento direto à população. O investimento total é de R$ 19 milhões, com recursos do Tesouro Estadual.

A experiência já demonstrou resultados positivos em outros estados, como São Paulo, Rondônia e Pará, com reduções expressivas nas ocorrências de furtos, homicídios e vandalismo em áreas monitoradas.

Gandini reforçou que vai continuar solicitando a ampliação da presença tecnológica em Vitória: “Esse é só o começo. Vamos seguir lutando para levar mais segurança, mais inovação e mais tranquilidade para as famílias capixabas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você também pode gostar!

Shopping Vila Velha anuncia chegada da primeira unidade da Soneda Daiso ao Espírito Santo.

Parceria inédita marca a estreia da marca de beauty care fora de São Paulo e traz ao Espírito Santo uma loja híbrida em conjunto com...

Caranguejo do Assis comemora o Dia da Moqueca Capixaba com preço especial.

O prato mais icônico da culinária capixaba ganha destaque no Bar e Restaurante Caranguejo do Assis, em Itaparica, Vila Velha. No dia 30 de setembro,...

Edital do concurso da Assembleia sai segunda-feira (29).

As provas para os três cargos devem ser aplicadas no mês de novembro Por Gabriela Knoblauch, com edição de Nicolle Expósito 24/09/2025 - 16h03 | Atualizado há 3...

MPT na Escola 2025 realiza premiação de alunos da rede pública.

A cerimônia acontece nesta quinta, dia 2. O concurso cultural envolveu 36.717 estudantes, 1.994 profissionais da educação e 291 escolas de 16 municípios capixabas É chegado o momento...

Confira também