spot_img
InícioEsportesEsporte náutico: orla da Grande São Pedro recebe Regata Match Race 

Esporte náutico: orla da Grande São Pedro recebe Regata Match Race 

-

Pela terceira vez consecutiva, a cidade de Vitória será palco da Regata Show Snipe Match Race. Marcada para o dia 11 de maio, às 10h, a competição de barcos à vela promete empolgar os espectadores na nova orla da Grande São Pedro. Organizada pela Prefeitura de Vitória, em parceria com o Iate Clube do Espírito Santo (ICES) e a Federação Capixaba de Iatismo (FECAI), o evento promete um espetáculo de alta intensidade e entretenimento para o público.

Com narração ao vivo, que explicará detalhadamente cada manobra e o desenrolar da regata, o evento visa oferecer amplo entendimento e entretenimento para o público. Fabiano Pereira, Comodoro do ICES, explica que o evento visa destacar a importância dos esportes náuticos para a capital capixaba e mostrar o potencial da vela pro calendário de Vitória.

Renato Avelar, presidente da FECAI, explica que as provas da modalidade Match Race são rápidas, durando no máximo 20 minutos entre as bóias, o que aumenta a adrenalina e a competitividade entre os participantes. Ao todo, serão 12 competidores que demonstrarão suas habilidades e estratégias durante a disputa. “A Regata Match Race é uma das modalidades mais antigas, envolvendo apenas dois barcos competindo lado a lado, o que a torna um espetáculo de alta intensidade. Os barcos utilizados serão da Classe Snipe, uma das mais difundidas no mundo”, ressalta Renato Avelar.

Victor Santos Neves Filho, Diretor de Vela do Iate Clube do Espírito Santo, destaca a importância do Match Race como uma forma de aproximar o esporte do público em geral. “Grandes duelos e muita competitividade são esperadas nessa competição que exige habilidade e destreza de cada velejador.”

O Comodoro Fabiano Pereira adianta que este evento deve se tornar uma tradição capixaba. A novidade é que essa regata possui um troféu itinerante. “Uma das propostas é o troféu transitório, que passa de mão em cada nova edição e garante a continuidade do evento no próximo ano”, explica o Comodoro do ICES. 

Vitória como epicentro do esporte náutico brasileiro

O objetivo principal da Regata Show é popularizar o esporte náutico no Espírito Santo, conforme destaca o Comodoro do Iate Clube, Fabiano Pereira: “Nós temos a cidade com melhor vocação para o esporte de barco a vela no Brasil. Nenhuma cidade oferece a prática de esporte a vela tão bem como Vitória.” A expectativa é alta para o evento, que promete atrair novos entusiastas para o mundo da vela, com a bela paisagem da nova orla da Grande São Pedro como pano de fundo. 

O prefeito Lorenzo Pazolini destaca a importância deste evento como uma plataforma para unir a cidade e valorizar o potencial da Grande São Pedro. 

“Uma competição importante que irá unir a cidade, mostrar e apresentar Vitória para o Espírito Santo e para o mundo. Vamos valorizar todo o potencial da Grande São Pedro, com suas riquezas e talentos, além de gerar oportunidades de trabalho e renda. Sem dúvida, isso proporcionará uma prévia da nova fase de São Pedro, extraordinária, que transformará toda a região. Esta região sofreu muito com o descaso e o abandono, mas agora recebe prioridade e está passando por uma transformação significativa, tornando-se talvez a mais relevante em termos de transformação social em nosso país”, destaca o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Aspecto técnico da competição

Segundo Renato Avelar, a dinâmica da regata é fascinante: “trata-se de uma série de cerca de 30 regatas curtas, organizadas no formato de chaves, onde dois barcos idênticos se enfrentam em um duelo. A ação é narrada em tempo real.”

Cada barco é tripulado por uma dupla de velejadores: um na função de proeiro e outro como timoneiro. O embate entre as duplas é intenso, com estratégias sendo constantemente ajustadas para superar o adversário. Um detalhe importante é que as duplas se revezam durante a competição, com o timoneiro indo para a proa e vice-versa. Os pontos são atribuídos a cada dupla com base no desempenho de seus membros como proeiro e timoneiro. Ao final das chaves, os velejadores que acumularem mais pontos em cada função formam as duplas para a regata final, enquanto os demais disputam o terceiro e quarto lugares.

As regatas são realizadas em um percurso de barla-sota, composto por apenas duas boias, onde os competidores devem contornar uma e retornar à linha de largada/chegada. Cada regata tem uma duração aproximada de 20 minutos, proporcionando um espetáculo de velocidade. O Match Race é uma experiência que envolve tanto os participantes quanto o público, pela fácil compreensão e alta intensidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você também pode gostar!

Marcelo Santos presta contas a lideranças e à comunidade do Caparaó em Irupi.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, esteve em Irupi, na noite do último dia 14, para mais uma edição do...

Neste sábado (16): Cerimonial Manguinhos revive o axé dos anos 90 e 2000 com Beto Kauê e Andréa Nery.

Beto Kauê, conhecido como o “Rei do Axé Capixaba", é uma das atrações do evento que vai movimentar Manguinhos neste sábado (16) Neste sábado (16), o...

Corrida Sesi Colatina conta com circuitos de 5 km e 10 km.

Etapa faz parte da retomada dos circuitos de corrida de rua promovidos pelo Sesi ES    A Corrida Sesi chega em Colatina no dia 24 de agosto,...

Assembleia homenageia quem faz a diferença no meio ambiente.

A Assembleia Legislativa foi palco, hoje (12), de mais uma entrega da Comenda Augusto Ruschi, a mais importante honraria ambiental do Espírito Santo. A comenda...

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Confira também