InícioLazer‘Dossiê do Congo’ vai ser patrimônio imaterial do ES

‘Dossiê do Congo’ vai ser patrimônio imaterial do ES

-

Governo do Estado reúne ações do Patrimônio Imaterial em solenidade na Igreja de Reis Magos em Nova Almeida.

Por: Tati Beling, Danilo Ferraz, Karen Mantovanelli e Matheus Carneiro
Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) realiza, no domingo, dia 3 de novembro, ‘Solenidade do Patrimônio Imaterial do Estado’. O evento acontece na Igreja de Reis Magos, no distrito de Nova Almeida, no município da Serra, às 10 horas e reunirá ações importantes que celebram o ‘Patrimônio Vivo Capixaba’: lançamento da publicação do ‘Dossiê do Congo’, registro da Festa Raiar da Liberdade’ como Patrimônio Cultural do Espírito Santo e o lançamento do Projeto Patrimônio Vivo Capixaba. Na ocasião, será celebrado o Dia Nacional da Cultura, comemorado originalmente no dia 5 de novembro.
Dossiê do Congo
Registrado desde 2014 como Bem Cultural do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), com estudos realizados pela Secult, por meio da Gerência de Memória e Patrimônio (GMP), o Congo ganha seu dossiê, resultado de um estudo que utilizou métodos de pesquisa complementares entre si, com o objetivo de enriquecer a coleta de dados e ampliar o aprendizado sobre o Congo Capixaba.
Em suas páginas estão sintetizadas informações coletadas a partir de entrevistas, pesquisa de campo, levantamento histórico, fotografia e gravações de áudio, com objetivo de produzir conhecimento e documentar a história deste patrimônio imaterial, mostrando a potência da identidade cultural que é o Congo. A publicação do dossiê dará aos Mestres, Mestras, Rainhas, Guardiões dos costumes e tradições e produtores da cultura congueira, a voz e o registro de seus conhecimentos na história escrita para gerações futuras. A publicação possibilitará, não só o acesso aos conhecimentos do bem cultural, mas sobretudo, oportunizar uma socialização que valorizará a cultura e agregará valores à identidade cultural capixaba.
Para celebrar essa entrega, foram convidados Mestres e bandas de congo do Estado, que receberão este dossiê produzido pela Secretaria da Cultura.
Festa Raiar
da Liberdade
Durante o evento será anunciado oficialmente o registro da ‘Festa Raiar da Liberdade’ como Patrimônio Imaterial Capixaba. A solicitação do registro, feita ao CEC pelos integrantes do Grupo de Caxambu Santa Cruz, moradores do Quilombo Monte Alegre, reforça a importância que o evento tem como vetor de preservação da identidade do povo negro, não somente do quilombo, mas de todos os capixabas. Registrada como Patrimônio Imaterial, a celebração ficará inscrita no Registro de Bens de Natureza Imaterial. A partir desse reconhecimento, terá suas características resguardadas e um plano de salvaguarda a ser implementado pelo Estado, para difundir, valorizar e fomentar o bem registrado.
“Ao reconhecer a festa como importante referência cultural para o Espírito Santo, o Conselho Estadual de Cultura contribui para sua manutenção e amplia seu alcance enquanto elemento identitário do povo negro capixaba”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha.
A Festa Raiar da Liberdade teve sua primeira edição no dia 13 de maio de 1888, quando, no final da tarde daquele dia, a notícia da abolição chegou à Estação Ferroviária de Pacotuba pelos passageiros de trem vindos de Cachoeiro de Itapemirim. Organizada há 136 anos, a festa marca, desde o início, a conquista da liberdade por parte dos escravizados.
Na oportunidade, o governador Renato Casagrande, lançará o Projeto Patrimônio Vivo Capixaba, programa realizado pela Secretaria da Cultura em parceria com o Instituto Raízes, por meio de edital de chamamento para Organização da Sociedade Civil (OSC). A ação vai inventariar e documentar 20 festividades da cultura popular tradicional, visando à promoção, registro e intercâmbio das manifestações culturais capixabas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você também pode gostar!

CAMPO PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS S/A.ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 01 DE DEZEMBRO DE 2025

CAMPO PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS SA.ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 01 DE DEZEMBRO DE 2025-3Baixar

VIXPORT GRÃOS S.A. Ata da Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 22122025.

VIXPORT GRÃOS S.A. Ata da Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 22122025-5-0-5Baixar

ISH TECNOLOGIA S.A. -04 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 25 DE ABRIL DE 2024 01-2

ISH TECNOLOGIA S.A. -04 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 25 DE ABRIL DE 2024 01-2Baixar

ISH TECNOLOGIA S.A.ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 31 DE MARÇO DE 2025

ISH TECNOLOGIA S.A. ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 31 DE MARÇO DE 2025 03-2Baixar

Confira também