
Conceição da Barra é presença confirmada na edição 2025 da Feira dos Municípios, evento dedicado ao desenvolvimento capixaba, que será realizado de 3 a 6 de julho no Pavilhão de Carapina, na Serra. O município levará um recorte de suas belezas naturais, rica gastronomia e efervescente cultura, destacando praias paradisíacas de águas mornas e seu vasto patrimônio folclórico, cultural e histórico.
Entre os atrativos que a Prefeitura de Conceição da Barra apresentará no estande estarão pacotes de roteiros turísticos diversificados, abrangendo a cidade sede e o distrito de Itaúnas. Os visitantes poderão conhecer opções como passeios pelo Rio Cricaré, culinária e artesanato quilombola, passeios pelo Parque Estadual de Itaúnas e o tradicional festival de forró.
A gastronomia local também terá lugar de destaque com a culinária quilombola. Um grupo de mulheres desta comunidade, que tem importante presença no Norte do Espírito Santo, apresentará a culinária do biju, no palco experiências, com degustação para os visitantes no dia 3 de julho, quinta-feira, às 18 horas.
Para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes da feira, Conceição da Barra levará para o evento apresentações culturais, incluindo o coral Tambor Raiz e o desfile de Bonecões com Batucada, no dia 4, e a apresentação do trio de forró Fogumano, no dia 5.
Beleza em destaque
Segundo a Secretária de Turismo, Tati Beccalli, um diferencial do estande barrense será a presença da Miss Conceição da Barra, Mainá Alves Batista, eleita recentemente. “Ela será uma das estrelas do estande, onde, com sua beleza e carisma, receberá os visitantes e divulgará as características e o potencial da nossa cidade para todo o estado”, afirma Tati.
O Prefeito Erivan Tavares espera uma grande visitação no espaço de Conceição da Barra. Ele reforça que o município é um dos destinos mais procurados do Espírito Santo. “Estamos a 257 quilômetros de Vitória, com acesso fácil e infraestrutura turística de qualidade. Oferecemos belíssimas praias, rica diversidade histórica e cultural, eventos animados e somos reconhecidos internacionalmente pela Vila de Itaúnas. Concentramos praticamente todos os atrativos demandados pelos turistas, e eles serão amplamente mostrados na Feira dos Municípios”, destaca Erivan.
Serviço:
Feira Capixaba dos Municípios – estande de Conceição da Barra
Data: 3 a 6 de julho
Local: Pavilhão de Carapina, na Serra
• Dia 03:
18 horas: apresentação da culinária quilombola com degustação de biju, no palco experiências
• Dia 04
17 horas: apresentação dos Bonecos Gigantes em cortejo pelas ruas da Feira do Município
• Dia 04
Apresentação do coral Tambor de Raiz
19 horas: apresentação no palco manifestações
20h30: apresentação no palco da região verde e das águas
• Dia 05
Apresentação do Trio de Forró Fogumano
20h30: apresentação no palco da região verde e das águas
23 horas: apresentação no palco raízes
Sobre Conceição da Barra
Localizada no extremo norte do Espírito Santo, Conceição da Barra está onde o mar abraça o rio Cricaré. Com mais de 40 km de litoral de águas mornas, uma sede com mais de quatrocentos anos, dunas impressionantes, rico folclore e uma famosa pelo forró, a cidade une natureza exuberante, cultura vibrante e uma história rica em influências indígenas, africanas e portuguesas.
Fundada em 1554, Conceição da Barra passou por diversas mudanças até receber seu nome atual, em 1891. Hoje, o município é formado pelos distritos de Conceição da Barra, Itaúnas e, Braço do Rio, ocupando uma área de 1.184 km².
A cidade é famosa pela gastronomia com frutos do mar frescos, pelo clima acolhedor e pelas atrações históricas que preservam sua identidade cultural.
Sobre a Feira dos Municípios
A Feira dos Municípios é uma realização do Governo do Estado do Espírito Santo em parceria com diversas instituições, incluindo as secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).