
Procon de Colatina comemora 27 anos na defesa dos direitos do consumidor.
“Procon de Colatina comemora 27 anos na defesa dos direitos do consumidor”, publicou o site do jornal ‘A Folha Online’, e informa que o Procon tem o Código de Defesa do Consumidor, criado em 1991.
Os 27 anos de defesa dos direitos do consumidor colatinense, realizados pelo Procon Municipal comemorou na manhã de terça-feira, dia 5, com uma solenidade na sede do órgão e, contou com as participações de servidores municipais, ex-presidentes do Procon, representantes de instituições parceiras e dos empresariados.
É o local onde são levados pela população os inúmeros problemas, as irregularidades e as dúvidas das relações de consumo ocorridas no dia a dia e, que são orientados e solucionados por uma equipe de seis funcionários, com atendimento presencial e on-line permitindo a comunicação direta entre consumidores e empresas.
O Procon tem o Código de Defesa do Consumidor, criado em 1991, como ordenamento jurídico, disciplinando as relações e as responsabilidades entre o fornecedor, -‘fabricante de produtos ou o prestador de serviços’ e o consumidor final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.
Segundo a coordenadora municipal do Procon, Viviane Lopes, uma média anual de 4 mil pessoas procuram o Procon para registrar reclamações, consultas e denúncias. Neste ano, foram quase uma dezena de ações fixas referentes às datas comemorativas. As pesquisas de preços feitas em diferentes estabelecimentos de produtos e serviços são as alternativas para ajudar o consumidor a economizar.
O órgão realiza fiscalizações e orientações jurídicas e orientações para compras presenciais e on-line. Entre os projetos implantados desta que para o “Fornecedor Certificado”, o “Ensinar Valor”, o “Educação Financeira”, o “Procon Itinerante” e o “Mutirão de Negociação de Dívida”.
O Procon de Colatina funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, no Colatina Shopping, na Avenida Getúlio Vargas, 500, Sala 19, Centro.