InícioEstadoMPT na Escola 2025 realiza premiação de alunos da rede pública.

MPT na Escola 2025 realiza premiação de alunos da rede pública.

-

A cerimônia acontece nesta quinta, dia 2. O concurso cultural envolveu 36.717 estudantes, 1.994 profissionais da educação e 291 escolas de 16 municípios capixabas

É chegado o momento de conhecer os vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025! O concurso cultural, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), em parceria com o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam), premia os alunos das escolas públicas de ensino fundamental que apresentam os melhores trabalhos dentro das temáticas: erradicação do trabalho infantil e incentivo à aprendizagem. A cerimônia de premiação acontecerá na nesta quinta-feira (2), às 13h, no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, localizado na Enseada do Suá, Vitória. O objetivo do concurso é combater o trabalho infantil por meio da educação e, assim, conscientizar crianças e adolescentes.

A iniciativa da premiação consiste em incentivar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil a partir do desenvolvimento de atividades durante as aulas, assim como reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos da rede pública de ensino. O MPT na Escola integra o programa “Resgate a Infância”, cujo objetivo combater e prevenir o trabalho infantil.

Recepção e prêmios

A premiação é uma grande festa para crianças e adolescentes. Já na recepção dos estudantes, haverá muito picolé, cachorro-quente, pipoca, algodão doce e sucos variados para a garotada. Cada aluno participante, receberá uma mochila com: camisa, material escolar e medalha de participação. Todos os trabalhos selecionados para a etapa regional do prêmio do MPT-ES estarão expostos para que o público conheça o talento dos alunos.

“Buscamos despertar nos alunos e alunas a reflexão de forma lúdica sobre os desafios do trabalho infantil e sua repercussão na vida adulta, contribuindo para a formação cidadã de crianças e adolescentes, conscientizando-os de que são titulares de direitos fundamentais, com prioridade absoluta”, destaca a procuradora do Trabalho e titular regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes  (Coordinfância),  Thais Borges da Silva. Ela frisa ainda que o Projeto MPT na Escola tem o nobre objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Este ano, a cerimônia de premiação do MPT na Escola terá a participação do  Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador. “A parceria Cesam-ES e MPT-ES, fortalece o trabalho e a qualidade das ações oferecendo à sociedade, através das escolas, maior aproximação com as temáticas de combate ao trabalho infantil e estímulo a aprendizagem profissional. O Cesam-ES, enquanto entidade qualificadora de aprendizagem, está em consonância com o projeto do MPT na luta pela erradicação do trabalho infantil e na implementação de políticas públicas em prol da criança e adolescente”, frisa a coordenadora Socioeducativa e Pastoral do Cesam-ES, Fernanda Aparecida Chisté de Andrade.

Municípios participantes

Nesta edição, o projeto foi implementado em 16 municípios capixabas, incluindo: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Ibatiba, Jaguaré, Linhares, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória. Ao todo, foram inscritas 291 escolas para participar da iniciativa, com o envolvimento de 36.717 alunos e 1.994 profissionais da educação. Durante o projeto, os estudantes desenvolveram atividades em sala de aula relacionadas aos direitos da criança e do adolescente, com o intuito de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, ressaltando a devida importância e visibilidade à temática.

“Esta é a primeira vez que Vila Pavão participa do projeto MPT na Escola. Vivemos momentos de muito aprendizado, reflexão e troca de valores, que foram importantes não apenas para nossos estudantes, mas para toda a comunidade escolar. Somos gratos ao MPT por abrir caminhos para que nossas crianças e adolescentes compreendam seus direitos, deveres e a força transformadora que a escola exerce em suas vidas”, afirma a coordenadora do MPT na Escola em Vila Pavão, Kelly Ramlow Molinário.

A coordenadora do MPT na Escola em Ibatiba, Eliana Araújo Antunes de Gouvêa, ressalta que o projeto tem sido de grande relevância para o município. “Nos faz pensar na importância e na valorização do ensino e da infância; no resgate do brincar, no ser criança e adolescente. Tudo isso implica o futuro de cada um dos estudantes, por isso, amamos participar da cerimônia. É um momento marcante, para nunca mais esquecer e guardar no coração”, frisou  Eliana Araújo.

Concurso

A premiação será dividida em dois grupos, abrangendo alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental (grupo 1) e estudantes de 6º e 7º anos do ensino fundamental (grupo 2). Cada grupo ficou encarregado de produções criativas sobre os temas: trabalho infantil e aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes, respectivamente.

Serão premiadas obras em quatro categorias por grupo: conto, poesia, música e desenho. No desenvolver das atividades, a produção e apresentação dos trabalhos foram de autoria exclusiva dos alunos, enquanto a participação dos educadores foi limitada às atividades de apoio, orientação e acompanhamento. O projeto consiste em três etapas: municipal, estadual e nacional.

Os trabalhos selecionados em primeiro lugar na etapa estadual serão inscritos pelo MPT-ES na etapa nacional do prêmio, na qual competirão com estudantes de todo o país nas mesmas categorias e grupos.

Resumo

Assunto: Convite Prêmio MPT na Escola 2025

Dia: 2/10/2025

Horário: 13h

Local: no auditório do no Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, localizado na Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 1245 – Enseada do Suá, Vitória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você também pode gostar!

Shopping Vila Velha anuncia chegada da primeira unidade da Soneda Daiso ao Espírito Santo.

Parceria inédita marca a estreia da marca de beauty care fora de São Paulo e traz ao Espírito Santo uma loja híbrida em conjunto com...

Caranguejo do Assis comemora o Dia da Moqueca Capixaba com preço especial.

O prato mais icônico da culinária capixaba ganha destaque no Bar e Restaurante Caranguejo do Assis, em Itaparica, Vila Velha. No dia 30 de setembro,...

Edital do concurso da Assembleia sai segunda-feira (29).

As provas para os três cargos devem ser aplicadas no mês de novembro Por Gabriela Knoblauch, com edição de Nicolle Expósito 24/09/2025 - 16h03 | Atualizado há 3...

Café com Cores: Aracruz recebe evento para tirar dúvidas sobre Leis de Incentivo Fiscal.

Iniciativa orienta sobre utilização de incentivos fiscais em projetos culturais e sociais Como apoiar projetos sociais e culturais por meio das Leis de Incentivo Fiscal? O...

Confira também