
Estudantes terão transporte gratuito no Enem, se projeto de Gandini for aprovado.
Deputado Gandini quer ônibus grátis no dia do Enem para facilitar acesso dos estudantes e famílias aos locais de prova.
No Espírito Santo, 74.368 candidatos vão fazer a prova, e ideia do parlamentar é garantir isonomia entre os pretendentes a uma vaga nas universidades e faculdades do Estado.
Por Gleberson Nascimento
Foto: Divulgação
Neste domingo, dia 3 de novembro, estudantes de todo o Brasil deram início ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que conta com 4.325.960 inscritos em todo o País. No estado do Espírito Santo, 74.368 candidatos estão presentes, representando 1,72% do total nacional, segundo dados do Inep. As cidades capixabas com o maior número de inscritos são Vila Velha com 10.387, Vitória com 10.266 e Serra com 10.239, seguidas por Cariacica, com 6.581 inscritos.
De olho na relevância desse exame, o deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) protocolou na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um projeto de lei para garantir gratuidade no transporte coletivo nos dias de realização do Enem. A proposta visa beneficiar candidatos e familiares, facilitando o acesso aos locais de prova por meio do sistema Transcol, da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb).
“O Enem é um importante momento na vida de milhões de jovens que buscam uma oportunidade no ensino superior. Essa gratuidade é um apoio para garantir que esses estudantes não encontrem barreiras financeiras em seu deslocamento para as provas”, destacou Gandini.
O deputado citou ainda a Lei 11.748/22, de sua autoria, que concede gratuidade no transporte público no dia das eleições, como uma conquista já em vigor e que busca replicar para o Enem.
O projeto está agora em tramitação na Assembleia Legislativa, e Gandini espera sensibilizar o governador Renato Casagrande (PSB) a sancioná-lo, caso seja aprovado pelo Legislativo.