spot_img
InícioPolíticaComissão da Ales quer secretário explicando concessão de parques

Comissão da Ales quer secretário explicando concessão de parques

-

O deputado presidente do colegiado, afirma que a intenção é ampliar o conhecimento da proposta, mas destaca que é contra a cobrança por visitação. Deputado Fabrício Gandini (PSD): “minha missão é trazer clareza sobre esse tema que preocupa a sociedade, ampliando o debate”

Meio Ambiente leva secretário à Assembleia para audiência pública para esclarecer impacto da concessão de parques estaduais.

Por Gleberson Nascimento
Foto: Divulgação

O destino de seis parques estaduais começará a ser definido na quarta-feira, dia 30, às 14h, no Plenário Rui Barbosa, da Assembleia Legislativa Estadual (Ales), quando o secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni, vai explicar o projeto do governo do Estado de concessão das unidades de conservação à iniciativa privada.
A proposta do governo é melhorar a conservação dos parques e fortalecer o turismo, transferindo a manutenção, os serviços de operação e gestão para a iniciativa privada. – A audiência pública promovida pela Comissão de Proteção ao Meio Ambiente vai discutir a concessão do Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins; Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari; Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre e Ibitirama; Parque Estadual Itaúnas, em Conceição da Barra; Parque Estadual Forno Grande e Parque Estadual Mata das Flores, ambos em Castelo.
O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), presidente da Comissão de Meio Ambiente, explica que a proposta da reunião é ouvir as explicações do secretário e a população impactada com as possíveis mudanças, além de especialistas na área.
“A intenção maior é ampliar o debate, abrir a discussão, deixar claro o que está sendo proposto, até saber se de fato a ideia é melhorar a conservação ou se vamos acabar gerando a exploração desse ambiente que infelizmente já está degradado”, avaliou.
O parlamentar fez questão de frisar que é contra a cobrança por visitação. “Não acho que esse deve ser um critério adotado. A visitação tem de ser gratuita. Não cabe a gente passar a cobrar para visitar os parques, porque é um bem da população”, declarou.
Ele pontuou que o tópico foi pouco discutido: “A Assembleia, por exemplo, não recebeu nenhuma informação em relação ao assunto. Então, a ideia é ouvir, entender qual a proposta de fato e discutir com a sociedade”, explicou Gandini.
Segundo o parlamentar, após o encontro, é preciso responder à pergunta: o que realmente significa a concessão dos parques estaduais para o meio ambiente?
“Minha missão é trazer clareza a esse tema que preocupa a sociedade, ampliando o debate sobre o impacto dessas mudanças. Vamos ouvir especialistas e, claro, a opinião da população, que sente diretamente os efeitos de qualquer transformação nesse patrimônio. Se você valoriza nossas riquezas naturais, não perca essa oportunidade de participar!”, convidou Gandini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você também pode gostar!

Marcelo Santos presta contas a lideranças e à comunidade do Caparaó em Irupi.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, esteve em Irupi, na noite do último dia 14, para mais uma edição do...

Neste sábado (16): Cerimonial Manguinhos revive o axé dos anos 90 e 2000 com Beto Kauê e Andréa Nery.

Beto Kauê, conhecido como o “Rei do Axé Capixaba", é uma das atrações do evento que vai movimentar Manguinhos neste sábado (16) Neste sábado (16), o...

Corrida Sesi Colatina conta com circuitos de 5 km e 10 km.

Etapa faz parte da retomada dos circuitos de corrida de rua promovidos pelo Sesi ES    A Corrida Sesi chega em Colatina no dia 24 de agosto,...

Assembleia homenageia quem faz a diferença no meio ambiente.

A Assembleia Legislativa foi palco, hoje (12), de mais uma entrega da Comenda Augusto Ruschi, a mais importante honraria ambiental do Espírito Santo. A comenda...

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Confira também