
Evento Conecta EC, acontece neste sábado, dia 26, com produtos de empresas experimentais desenvolvidas por adolescentes da Estação Conhecimento na Serra.
Por: Carla Nascimento, Roberto Santos Neves
e Mariana Bergamini
Uma verdadeira vitrine do talento e da criatividade dos adolescentes da Estação Conhecimento Serra: esta é a proposta da Feira de Empreendedorismo Jovem Conecta EC, que será realizada neste sábado, dia 26, das 10h às 22h, no Shopping Mestre Álvaro, na Serra.
A Feira de Empreendedorismo Jovem Conecta EC é uma oportunidade para o público conhecer de perto o trabalho e a criatividade dos adolescentes, além de apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável e a cidadania.
Durante o evento, que tem entrada franca, nove empresas experimentais oriundas do Projeto Conecta EC, desenvolvido pela Estação Conhecimento Serra, irão expor e comercializar uma variedade de produtos inovadores, incluindo bijuterias, aromatizantes e camisas customizadas. As criações são resultado do aprendizado e da dedicação dos adolescentes, que tiveram a oportunidade de se aprofundar no universo do empreendedorismo por meio de aulas de marketing, produção e gerenciamento de negócios.
Responsabilidade social
A feira será uma vitrine dos projetos de responsabilidade social desenvolvidos pelos adolescentes. Implementadas em diversos bairros do município da Serra, essas iniciativas seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unicef, demonstrando o compromisso dos jovens com a transformação social e o impacto positivo em suas comunidades.
Além de prestigiar os produtos e ideias dos adolescentes, os visitantes poderão votar na empresa experimental que considerarem o destaque da feira. Só será possível votar mediante apresentação do CPF, em um único voto, no balcão de apoio do evento.
Conecta EC
O Projeto Conecta EC é uma iniciativa da Estação Conhecimento Serra, com o apoio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), que visa à formação empreendedora de 240 adolescentes em um curso de educação empreendedora e preparação para o mundo do trabalho. O curso acontece de segunda a quarta-feira, no contraturno escolar. Em 13 anos de funcionamento, a Estação Conhecimento Serra já formou 3 mil adolescentes de 14 a 18 anos em iniciativas de educação empreendedora.
Para o supervisor pedagógico da Estação Conhecimento, Ruan Pablo Corrêa Ricardo, a realização da Feira em um shopping de grande circulação no município da Serra amplia a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelos jovens: “A Feira de Empreendedorismo Jovem Conecta EC representa uma oportunidade ímpar para os jovens empreendedores. Ao realizá-la em um espaço como o Shopping Mestre Álvaro, conseguimos ampliar a visibilidade dos seus talentos e produtos, alcançando um público diversificado”, comenta Ruan. “Essa interação é fundamental, pois, além de fomentar a cultura empreendedora, permite que eles compartilhem suas experiências e aprendizados com a comunidade”, acrescenta.
A gerente de marketing do Shopping Mestre Álvaro, Amanda Duque Horta Nogueira, destaca que a feira é uma oportunidade para os novos talentos apresentarem suas ideias e produtos ao público. “Acreditamos no poder da inovação e da criatividade. O objetivo é fortalecer o empreendedorismo local, valorizando o trabalho desses jovens e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade”, afirma a gerente.
Programe-se: – Feira de Empreendedorismo Jovem Conecta EC; – Data: 26 de outubro (sábado); – Horário: 10h às 22h; – Local: Shopping Mestre Álvaro, Piso L2 – Av. João Palácio, 300, Eurico Salles, Serra – ES, 29.160-161; – Entrada: Franca; – Realização: Estação Conhecimento Serra, em parceria com o Shopping Mestre Álvaro.
Estação Conhecimento Serra – Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale. Atualmente a instituição atende a 1.500 beneficiários diretos. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, integrado com as comunidades, deixando um legado de conhecimento sistematizado para as futuras gerações, por meio de atividades de esporte, cultura e profissionalização.