
Em comemoração ao Mês da Pessoa Idosa no Asilo de Vitória tiveram um dia de estrela no desfile de moda realizado na Faesa.
Por Mariana Bergamini
Foto: Divulgação
Para desafiar os padrões de beleza baseados na juventude, um desfile que aconteceu na Faesa teve modelos um pouco diferentes do habitual. Na tarde de terça-feira, dia 22, no Asilo dos Idosos de Vitória tomaram a passarela montada no auditório da Faesa para um desfile de moda e inclusão.
Como parte das comemorações do Mês da Pessoa Idosa, o evento teve a proposta de celebrar a beleza e o estilo da turma 60+, que foi produzida por alunos de Design de Moda da Faesa. Os estudantes foram responsáveis por toda a produção do desfile. Eles fizeram a maquiagem, a montagem dos looks e até entraram na passarela ao lado dos idosos, num desfile que foi um encontro de gerações.
Para Luana Pereira, aluna do 2º período do curso de Design de Moda, a experiência foi gratificante: “foi recompensador poder ter esse contato com os idosos e poder proporcionar esse momento de alegria para eles.
A energia deles é contagiante. Despertou a vontade de buscar experiências novas para poder desenvolver dentro do curso”.
De acordo com Robson de Almeida Melo, presidente do Asilo dos Idosos, é importante promover iniciativas que tragam visibilidade para a terceira idade. “Precisamos refletir sobre a redefinição do conceito de beleza em todas as idades por meio da inclusão da pessoa idosa em espaços como o da moda”, destaca.
Além do desfile, alunos do curso de Moda e Design da Faesa fizeram um ensaio fotográfico para registrar o momento e presentear os idosos. O professor coordenador da Unidade de Arquitetura e Design do Centro Universitário, André Lima, explica que a atividade traz uma nova vivência para os alunos.
“Os estudantes tiveram uma oportunidade de exercitar a solidariedade e trabalhar o olhar para um público que precisa ser incluído no universo da moda”, afirma.