
Promovido pela Fundação ArcelorMittal, a iniciativa estimula a presença das meninas em carreiras nas áreas de ciências exatas.
Por Rosane Freitas
Foto: Divulgação
A Fundação ArcelorMittal realizou, no último dia 10, o evento ‘Steam Girls’ na unidade de Tubarão da ArcelorMittal. O programa Steam Girls percorre cidades brasileiras com o intuito de despertar em meninas e jovens o interesse profissional em carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que ainda têm predominância masculina.
Durante o evento, que teve a duração de quatro horas, 100 jovens, com idades entre 14 e 29 anos, puderam ouvir sobre as oportunidades de carreira para mulheres nas áreas Steam. “Na ArcelorMittal, acreditamos na importância de promover a diversidade e a inclusão em todos os níveis da empresa. Ampliar a presença feminina nas áreas Steam é um compromisso que reforça a estratégia de inovação e desenvolvimento sustentável”, destacou Carla Brunoro, gerente de Comunicação e Relações Institucionais.
Segundo pesquisa divulgada pela Unesco em 2019, apenas 29% das pessoas que atuam nas áreas Steam, -‘Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática’ no mundo são mulheres. Somente 3% dos prêmios Nobel de Ciências foram concedidos a mulheres. Esses dados evidenciam como as escolhas das meninas não estão se conectando aos mercados promissores e às perspectivas de emprego que podem ter pela frente.
Pensando em mudar essa realidade, a Fundação ArcelorMittal criou o programa Steam Girls, com o intuito de desconstruir estereótipos de gênero e estimular meninas a buscarem formação em áreas de ciências exatas.
Programa
Steam Girls
Buscando uma proposta de aprendizado cada vez mais plural, multidisciplinar e colaborativa, a Fundação ArcelorMittal definiu a estratégia Steam, que une a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática como base para os seus projetos na área da educação. O Steam Girls faz parte da ‘Liga Steam’ e busca estimular e incentivar a formação de meninas nas áreas Steam, onde a presença feminina ainda é menor que a masculina.
Fundação
ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, R$ 73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.