
Sesc Sonora Brasil celebra a diversidade musical brasileira no Espírito Santo.
Por Luiza Campos
Foto: Benita Rodrigues
O Sonora Brasil, projeto de circulação musical promovido pelo Sesc, chega ao estado do Espírito Santo na segunda-feira dia 23. A turnê com o tema “Encontros, Tempos e Territórios” começa em Cachoeiro de Itapemirim e em seguida, passa por São Mateus e Vitória.
Com o intuito de promover encontros entre artistas cujas obras e trajetórias representam a diversidade musical do Brasil. O Sesc de Cachoeiro de Itapemirim recebe, às 18h, a dupla alagoana Chau do Pife e Andréa Lais, com um espetáculo que traz a tradição do pife na música nordestina, junto com a cultura de Alagoas.
A dupla inesperada, reúne o passado e o presente com o single ‘Chão do Chau’, lançado em agosto de 2024. A voz do MPB Andréa Laís e o músico Chau do Pife se apresentam na terça-feira, dia 24, às 20h, no Sesc Glória, em Vitória.
Por meio das redes sociais, a cantora enfatizou o seu amor pelo Espírito Santo. “Dessa vez vamos levar Alagoas para a região sudeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Dois lugares que gosto muito. Estamos prontos, com a bagagem cheia de vontade de fazer arte e emocionar.”
Em São Mateus e Vitória dos dias 24 ao dia 28 de setembro, o público poderá apreciar as performances de Fernando César e Tiago Tunes, -‘do Distrito Federal’, Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (Rondônia) e Melina Mulazani (Paraná). E Charlles André e Luciane Dom (Rio de Janeiro), no Sesc Glória.
Programação do Espírito Santo: – Cachoeiro de Itapemirim: – Show: Chau do Pife e Andréa Lais (Alagoas); Quando: 23 de setembro, 18h. Onde: Sesc Cachoeiro de Itapemirim; Valor: Gratuito; – Vitória; – Show Chau do Pife e Andréa Lais (Alagoas); Quando: 24 de setembro, 20h.
Onde: Sesc Glória; Valor: Gratuito; – Retirada dos ingressos: Lets.Events – Sesc Glória; – Show Fernando César e Tiago Tunes (Distrito Federal); Quando: 25 de setembro, 20h.
Onde: Sesc Glória; Retirada dos ingressos: Lets.Events – Sesc Glória; – Show Bado, Quilomboclada & Sandra Braids (Rondônia); Quando: 26 de setembro, 20h.
- Onde: Sesc Glória; Retirada dos ingressos: Lets.Events – Sesc Glória; – Show Melina Mulazani (Paraná); Quando: 27 de setembro, 20h.
Onde: Sesc Glória; Retirada dos ingressos: Lets.Events – Sesc Glória; – Show Charlles André e Luciane Dom (Rio de Janeiro); Quando: 28 de setembro, 20h.
Onde: Sesc Glória; Retirada dos ingressos: Lets.Events – Sesc Glória; – São Mateus; – Show Fernando César e Tiago Tunes (Distrito Federal); Quando: 24 de setembro, 18h. Onde: Sesc São Mateus; Valor: Gratuito; Retirada dos ingressos: Lets.Events – Sesc Glória; – Show Bado, Quilomboclada & Sandra Braids (Rondônia); Quando: 25 de setembro, 18h. Onde: Sesc São Mateus; Valor: Gratuito; Retirada dos ingressos: Lets.Events – Sesc Glória; – Show Melina Mulazani (Paraná); Quando: 26 de setembro, 18h. - Onde: Sesc São Mateus; Valor: Gratuito; Retirada dos ingressos: Lets.Events – Sesc Glória; artistas da música brasileira: Região norte; – Bado, Quilomboclada e Sandra Braids;
Bado, Quilomboclada e Sandra Braids. Foto: Divulgação; O show promove o encontro de três artistas de Rondônia Bado, cantor, compositor e instrumentista, banda Quilomboclada que traz em sua bagagem a “pancada” como resistência sonora em defesa do território e da identidade local beradeira e ribeirinha e a rapper Sandra Braids.
Rregião nordeste; Chau do Pife e Andréa Laís; Chau do Pife e Andréa Laís. Foto: Benita Rodrigues; – Chau do Pife, músico referência no instrumento musical que leva em seu nome e patrimônio vivo da cultura alagoana, se une a Andréa Laís, cantora com forte influência dos grandes nomes da música popular brasileira. - Região centro-oeste; – Fernando César e Tiago Tunes; – Dupla brasiliense Fernando César e Tiago Nunes; – De Brasília, o experiente violonista de 7 cordas Fernando César, herdeiro de uma geração de Chorões que migraram para Brasília nos anos 60 e implantaram uma rica tradição do Choro na capital do Brasil, se une ao jovem Tiago Tunes do bandolim para mostrarem a tradição e renovação do Choro e a força deste gênero musical instrumental tão importante para a história da música brasileira.
- Região sudeste: Charlles André e Luciane Dom; – Dupla carioca Charlles André e Luciane Dom; – O carioca e renomado compositor Charlles André, referência do samba e pagode dos anos 1990 com mais de 200 composições gravadas por diversos grupos de pagode e participação em dezenas de álbuns, se une a cantora e compositora fluminense Luciane Dom, da nova geração, para mostrar uma mistura de pagode com temas relacionados à história e à arte em suas canções, mesclando influências do reggae.
Região sul: – Melina Mulazani: – Artista da voz, compositora, carnavalesca e performer, Melina Mulazani percorre seus 35 anos de trabalho entre o teatro, a dança contemporânea e a música. Fundou o grupo Noivas do Allfreddo, um trio e quarteto vocal a capela apadrinhado por José Eduardo Gramani, e o Grupo Mundaréu, com o qual viajou pelo Brasil, participando de festivais e integrando a Cartografia Musical Brasileira Rumos 2000/2001. Com o Mundaréu, lançou quatro discos e um DVD, além de apresentar mais de oito espetáculos e manter um espaço cultural.