spot_img
InícioSaúdeÉ Lei! Caio Fontes comenta medida que certifica empresa que investir na...

É Lei! Caio Fontes comenta medida que certifica empresa que investir na saúde do trabalhador

-

Os reflexos positivos de um ambiente corporativo sadio vêm sendo debatidos ao longo dos anos. E agora, uma Lei Federal que já está em vigor chancela a importância dessa iniciativa ao ceder o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Caio Fontes, especialista em neurociências e em comportamento humano, destaca que este reconhecimento estimula as empresas a investirem no bem-estar dos seus colaboradores.

A Lei Nº 14.831, de 27 de março de 2024, institui o ‘Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental’, em âmbito nacional, a ser concedido pelo governo federal às empresas que atenderem aos critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus trabalhadores, através de campanhas de conscientização, incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, avaliação e acompanhamento regular das ações implementadas e seus ajustes, entre outras.

Caio Fontes, que há anos estuda os benefícios de um ambiente corporativo sadio e que atua para levar essa realidade para as empresas, acredita que essa ação do Governo Federal vai fomentar o debate sobre a necessidade desta pauta e estimular outras empresas a repensarem suas condutas, passando a investir nos bem-estar dos seus colaboradores. Inclusive, o especialista criou uma metodologia que está sendo aplicada em empresas capixabas com o intuito de eliminar situações que atrapalham o desenvolvimento corporativo.

Burnout atinge cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros

“Promover a saúde mental e bem-estar dos trabalhadores impacta diretamente na entrega de resultados positivos, de forma natural”, revela Caio Fontes. Ele aponta que entre esses resultados está o aumento de lucratividade, trabalhadores mais confiantes e engajados e alta produtividade.

Para se ter ideia da urgência na adoção de medidas para melhorar o clima organizacional, estudo da International Stress Management Association (Isma) aponta que o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados de burnout, que é o esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse crônico no trabalho. Isso representa cerca de 30%dos trabalhadores brasileiros, um índice preocupante.


Metodologia capixaba

A metodologia criada por Caio Fontes já está sendo aplicada em empresas capixabas e consiste em abordagens inovadoras, treinamentos especializados e foco na gestão das emoções. “Somos comprometidos em guiar as empresas a alcançarem resultados excepcionais e a cultivar equipes coesas e motivadas”, diz o especialista.

Como resultado, as empresas que adotaram o método tiveram a redução comprovada de 100% nos quadros de síndrome de burnout, turnover é a rotatividade de pessoal, presenteísmo, que é quando os profissionais doentes ou cansados vão trabalhar e têm um baixo desempenho em função desses quadros e que absenteísmo, que são casos recorrentes de faltas, atrasos ou saídas antecipadas do local de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você também pode gostar!

Marcelo Santos presta contas a lideranças e à comunidade do Caparaó em Irupi.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, esteve em Irupi, na noite do último dia 14, para mais uma edição do...

Neste sábado (16): Cerimonial Manguinhos revive o axé dos anos 90 e 2000 com Beto Kauê e Andréa Nery.

Beto Kauê, conhecido como o “Rei do Axé Capixaba", é uma das atrações do evento que vai movimentar Manguinhos neste sábado (16) Neste sábado (16), o...

Corrida Sesi Colatina conta com circuitos de 5 km e 10 km.

Etapa faz parte da retomada dos circuitos de corrida de rua promovidos pelo Sesi ES    A Corrida Sesi chega em Colatina no dia 24 de agosto,...

Assembleia homenageia quem faz a diferença no meio ambiente.

A Assembleia Legislativa foi palco, hoje (12), de mais uma entrega da Comenda Augusto Ruschi, a mais importante honraria ambiental do Espírito Santo. A comenda...

SIGA-NOS

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Confira também